Dieta do Vinagre para perder peso e barriga



Muitas são as Dietas por aí, Dieta dos Pontos, Dieta do Ph, Dietas da Sopa (várias), e por aí vai, mas o fato é que nem todos se adaptam a uma determinada dieta, ou porque corta definitivamente algum item (para a pessoa indispensável) ou por priorizar algum outro, que ela não suporta, enfim, são vários critérios e serem levados em conta na hora de se escolher uma dieta a ser seguida.

Se você até agora não continuou um plano de dieta por não se enquadrar em nenhum, vale a pena conhecer a Dieta do Vinagre, talvez ela se encaixe nas suas possibilidades, ainda mais por não precisar abrir mão do que gosta, e aí, quer tentar? Então, continue lendo.

Dieta do Vinagre faz Perder peso e barriga

A dieta do vinagre surgiu por acaso, depois de um estudo sobre o efeito do vinagre na redução dos níveis do LDL, o colesterol ruim, realizado pela professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Arizona, PhD em nutrição, Carol Johnston, que constatou que esse condimento tem poder emagrecedor.

O estudo começou em 2004, quando, ao final de um mês foi constatado que um grupo que ingeriu duas colheres de sopa de vinagre, antes do almoço e do jantar, havia emagrecido, em média, 2 quilos, sendo que alguns chegaram a até a perder 5 quilos em um mês.

Depois disso, outros estudos vêm comprovando que o condimento, de fato, é ótimo para queimar gorduras. E mais, outras melhoras foram verificadas, nível de triglicerídeos (um tipo nocivo de gordura), índice de massa corporal, gordura visceral e circunferência da cintura. Ou seja, com a Dieta do vinagre é possível perder peso e barriga, que vai embora junto com o risco da síndrome metabólica, associada a infarto e diabetes.

Metabolismo acelerado

O vinagre tem pouquíssimas calorias, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e diminui o apetite. O ácido acético, seu principal componente, influi na termogênese, a energia consumida na digestão para o transporte e utilização dos nutrientes, acelerando o metabolismo.

Adeus problemas de glicose!

Além de secar as gordurinhas, o vinagre também pode baixar em até 25% a glicose no sangue, até mesmo após uma refeição à base de pão e macarrão. Esses e outros alimentos ricos em carboidrato têm índice glicêmico (IG) altíssimo. Pois são absorvidos rapidamente fazendo o açúcar disparar. Já sabendo que quanto maior o IG, maior a glicemia, maior o pico de insulina e maior a fome. E não é só isso, já que o ácido acético também serve para inibir a atividade dos carboidratos e suas enzimas digestivas.

Muita calma nessa hora

Pois é, sua vontade foi levantar agora mesmo e sair atrás do vinagre, que a essa altura já está sendo considerado seu amigo de infância, e despejar uma garrafinha inteirinha pra dentro, acertei? Mas nada disso, já que segundo os estudos, e o bom senso, só é seguro ingerir entre duas e quatro colheres de sopa por dia, nada mais que isso, pois do contrário, poderá irritar o aparelho gastrointestinal, e quem tem o estômago sensível, deve ter ainda mais cautela, usar a dieta do vinagre só depois do aval de seu médico.

Para quem não sabe, o vinagre pode ser feito a partir de frutas ou cereais, com o processo de fermentação o açúcar contido nesses alimentos é transformado em álcool e, depois, em ácido acético, que é a tal substância com poder emagrecedor. Assim, você pode usar esse condimento em qualquer tipo de salada ou até acrescentar uma colher de sopa no preparo do arroz.

Cada tipo e seu benefícios

Hoje já podemos contar com vários tipos de vinagre no mercado, para todos os gostos e bolsos, e alguns apresentam outros benefícios, além dos que já vimos. Veja abaixo cada um deles e escolha o que melhor combine com seu estilo de vida e suas necessidades:

Vinagre de maçã

É o mais cultuado, por ser obtido do processo de fermentação da fruta, assim, preservando algumas substâncias contidas nela, tais como a pectina, fibra solúvel que facilita o processo de digestão e eliminação das toxinas do organismo. Também possui teores mais elevados de minerais e vitaminas em relação aos demais. É o menos ácido de todos os vinagres e tem sabor levemente adocicado. Ideal para saladas, vinagretes, molhos, conservas e sopas frias, como o gaspacho.

Vinagre de vinho tinto

Obtido a partir da bebida, também conserva alguns nutrientes da uva vermelha, que possui inúmeros antioxidantes, como os polifenóis e o resveratrol, substâncias que ajudam no controle do nível de glicose e mau colesterol (LDL) do sangue e na prevenção do envelhecimento celular. Além de temperar saladas, por ter um sabor acentuado é muito usado para marinar carnes. Também serve para realçar o sabor de verduras cruas e cozidas de gosto mais forte, como a rúcula e o espinafre.


Vinagre de vinho branco

Oferece, da mesma forma que o vinagre de vinho tinto, as propriedades benéficas da uva, porém, em escala um pouco menor. Ele tem um sabor bem mais leve e frutado, indicado para saladas, molhos frios, tempero para o recheio de sanduíches, conservas e para marinar carnes brancas, especialmente peixes.

Vinagre de arroz

É conhecido como vinagre japonês, produto da fermentação do cereal. Conserva os ácidos orgânicos e ainda conta com um tipo específico de ácido acético que ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos, como o cálcio, as vitaminas essenciais e os sais minerais. Tem sabor suave e levemente adocicado. Vai muito bem em pratos orientais, como as culinárias japonesa e chinesa.

Vinagre balsâmico

É produzido a partir da fermentação do vinho e, depois, é envelhecido em tonéis. Mesmo assim, o alimento preserva boa parte das substâncias antioxidantes contidas nas uvas, entre elas os flavonoides, associadas com uma redução no risco de doenças crônicas, como as cardiovasculares. É mais denso do que os outros, tem um leve toque agridoce e aroma amadeirado. Além de ser uma boa pedida em saladas, pode compor molhos frios para todos os tipos de carnes e legumes grelhados. Também vai bem em caldas para sobremesas, quando adicionado a suco de frutas

Sugestão de cardápio para dieta do vinagre com 1200 calorias

 

CAFÉ DA MANHÃ COM DIETA DO VINAGRE

Opção 1

  • 1 xíc. (café) de leite desnatado (ou leite de soja light) com café adoçado a gosto
  • 1/2 pão francês s/miolo
  • 1 col. (chá) de margarina light

Opção 2

  • 1 xíc. (chá) de leite desnatado com achocolatado light
  • 1 fatia de pão de fôrma integral light
  • 1 col. (chá) de requeijão light

Opção 3

  • 1 xíc. (chá) de cappuccino diet
  • 2 torradas integrais
  • 2 col. (chá) de cottage

LANCHE DA MANHÃ COM A DIETA DO VINAGRE

Opção 1

  • 1 fruta (de preferência com casca: maçã, pera, goiaba, pêssego)

Opção 2

  • 1 barrinha de cereais integrais light

Opção 3

  • 1 caixinha de água de coco
  • 1 biscoito integral

ALMOÇO COM A DIETA DO VINAGRE

Opção 1

  • 2 buquês de brócolis cozidos no vapor e temperados com alho e 1 o de azeite extravirgem 1 concha média de lentilha (regue com 1 col./ sopa de vinagre de arroz ou de sua preferência)
  • 2 col. (sopa) de arroz integral
  • 1 hambúrguer de frango grelhado

Opção 2

  • 1 prato (raso) de salada de folhas verdes com 1/2 cenoura ralada, temperada com fio de azeite extravirgem, pouco sal e 1 col. (sopa) de vinagre de maçã (ou de sua preferência)
  • 2 col. (sopa) de purê de abóbora
  • 1 filé médio (100 g) de carne magra (patinho, coxão duro ou filé-mignon) picadinho com cebola

Opção 3

  • 1 prato (raso) de salada de folhas verdes temperada com 1 fio de azeite, pouco sal e 1 col. (sopa) de vinagre de maçã (ou de sua preferência)
  • 1 filé médio (100 g) de frango grelhado ou 1 filé médio (100 g) de peixe (pescada, abadejo) grelhado
  • 2 col. (sopa) de arroz com cenoura picada

LANCHE DA TARDE COM A DIETA DO VINAGRE

Opção 1

  • Suco: 1 copo (200 ml) de suco de manga gelado com 1 col. (sopa) de vinagre de maçã

Opção 2

  • 1 torrada integral com 1 queijinho fundido light (tipo Polenguinho)

Opção 3

  • 1 fruta (de preferência com casca: maçã, pera)

JANTAR COM A DIETA DO VINAGRE

Opção 1

  • 1 prato (fundo) de sopa de legumes e vegetais (no preparo, use 1 col./ sopa de vinagre de arroz) com 1 col. (sopa) croûtons

Opção 2

  • 2 col. (sopa) de purê de mandioquinha (ou batata-doce)
  • 3 fatias finas de carne assada (tempere com 1 col./sopa de vinagre balsâmico antes de assar)

Opção 3

  • 1 prato (fundo) de canja de galinha (prepare com cenoura, mandioquinha, arroz integral, frango cozido e 1 col./sopa de vinagre de arroz)

CEIA COM A DIETA DO VINAGRE

  • 1 xíc. de chá de erva (hortelã, cidreira, camomila)

Comentar

1 + eighteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.